FOI CONSTRUÍDA UTILIZANDO O ANGULAR JS

 

 

O Angular JS é atualmente uma das frameworks para desenvolvimento frontend mais utilizadas do mundo. Desenvolvida pela Google, a framework foi criada com a proposta de prototipação rápida através de módulos, contanto também com componentes a partir da versão 2.0.

 

O Angular JS prove toda uma suíte de plugins e códigos prontos que permitem por exemplo: realizar testes unitários, simular uma api local, rodar um servidor local, alterar variáveis no HTML em tempo real, criar componentes html customizados, consumir uma api RESTful, gerar gráficos e reutilizar códigos. O Angular JS conta também com muitos módulos e plugins criados pela comunidade, os quais podem ser facilmente integrados ao seu aplicativo ou sistema.

 

Através destas funcionalidades o Angular JS tende a aumentar a produtividade do seu time em até 50%.

 

POSSUI COMPONENTES GRÁFICOS PRONTOS E CUSTOMIZÁVEIS

 

38850602380503277877507664029142

 

O Ionic vem com uma suite de layout completa: botões, modais, menus laterais, formulários, listas ordenadas, cards e outros componentes. Este componentes se adaptam automaticamente ao sistema operacional que está rodando o aplicativo, ou seja, ao abrir o aplicativo em um dispositivo Android o usuário terá um layout seguindo os padrões do Material Design (layout da Google), já ao abrir o aplicativo em um dispositivo iOS o usuário terá a experiência baseada no Flat Layout (layout da apple).

 

Todos estes componentes, conseguem através do Angular JS se comunicar em tempo real com as regras de negócio (arquivos Typescript) do seu aplicativo, sendo possível também customizar a cor e aparência de todos estes elementos.

 

Este conjunto de elementos gráficos prontos faz com que a prototipação de telas do seu aplicativo seja muito mais rápida, sendo possível assim prototipar aplicativos em tempo record.

 

É TOTALMENTE GRATUITA E OPEN SOURCE

A framework Ionic JS é totalmente gratuita e open source, o que significa que seu uso não se limita a apenas grandes empresas, sendo possível a sua utilização por equipes de todos os portes, do desenvolvedor individual até empresas de médio e grande porte.

 

Outra vantagem é que o código original pode ser customizado de acordo com as necessidades do seu projeto, além de não haver um custo inicial de licenças para desenvolvimento.

 

É POSSÍVEL TESTAR O APLICATIVO NO NAVEGADOR

 

liver

 

 

Uma das maiores dificuldades que os desenvolvedores tem é testar o aplicativo: são necessários dispositivos Android e iOS para realizar testes. Existem até mesmo alguns emuladores que visam resolver estes problemas, mas criam outros no lugar: seu desempenho é lento e cada vez que o código é alterado é necessário realizar o processo de compilação que pode levar até 5 minutos.

O Ionic resolve este problema através do teste utilizando o próprio navegador do computador, ou seja sua equipe pode testar os aplicativos através do Google Chrome ou Firefox, sem a necessidade de um dispositivo real. Outra vantagem é que não existe tempo de compilação, toda alteração no código é refletida imediatamente no navegador aberto, sem que seja necessário atualizar a página ou fazer qualquer outro procedimento, este processo é chamado de Live Reload.

 

POSSUI TEMPLATES INICIAIS

saa

Outra dificuldade das equipes de desenvolvedores é criar o esqueleto inicial do aplicativo, o Ionic resolve este problema através de templates iniciais que visam criar o projeto já com uma estrutura inicial.

Estes templates agilizam muito a prototipação de aplicativos, pois permitem gerar estruturas iniciais prontas que podem ser facilmente adaptadas às necessidades do projeto.

 

POSSUI PLUGINS PARA ACESSAR AS FUNCIONALIDADES DO CELULAR

 

ionicn

 

O Ionic possui uma biblioteca de plugins chamada Ionic Native, através dela é possível baixar plugins que permitem operações como: acessar a camera, utilização do GPS, acesso a agenda, acesso aos arquivos do dispositivo, entre outros. Estes plugins facilitam muito a criação do seu aplicativo, pois são multi-plataforma, funcionam no Android e no iOS, além de terem baixa complexidade e não precisarem de nenhum conhecimento prévio para serem utilizados (a documentação é simples e está online).

 

GERA APLICATIVOS ANDROID E IOS

 

12827772

 

Mas a maior vantagem do Ionic continua sendo a geração de aplicativos Android e iOS utilizando o mesmo código fonte. Não é necessário lidar com 2 equipes de desenvolvedores em 2 sistemas operacionais diferentes (Windows e Mac são necessários para desenvolvimento Android e iOS) e nem se preocupar em manter e gerir 2 códigos fonte.

 

Através do Ionic a sua equipe pode prototipar aplicativos de forma muito mais rápida, diminuindo o tempo de desenvolvimento e custo operacional em mais de 50%.