Ser um GP de uma equipe de desenvolvimento de software não é fácil. É preciso enfrentar diversos desafios diários mas entregar um sofware 100% funcional, dentro do prazo e orçamento previstos não tem preço!

Para te ajudar nessa jornada, a RockApps preparou esse post para apresentar 5 dicas simples que nossos Gerentes de Projetos utilizam para melhorar o trabalho com a equipe de desenvolvimento.

Conheça bem a sua equipe

Em primeiro lugar, todo GP deve buscar diariamente conhecer sua equipe. No entanto, não se aplica apenas a questões estritamente profissionais. 

Pode não ser óbvio, mas falar sobre assuntos pessoais também ajuda. Pratique a empatia!

Quanto mais você se aproxima de seu espaço pessoal, mais as pessoas falam. E quanto mais eles falam, melhor compreensão de seus processos lógicos você ganha.

Não estamos pedindo para você abrir detalhes íntimos da sua vida. Isso não é necessário! Você pode conversar sobre curiosidades, seus hobbies, suas comidas favoritas e outros assuntos. 

Por fim, reserve cerca de 5 a 10 minutos todas as manhãs, vá para a sala da equipe ou uma cozinha e socialize com eles.

Depois de algum tempo, você conhecerá mais a fundo os aspectos emocionais da sua equipe e também terá uma visão mais ampla de alguns aspectos profissionais. 

Conheça seus pontos fortes e fracos

Como líder da equipe, você deve se lembrar de que possui especialistas altamente qualificados na equipe. 

Desenvolvedores de front-end, desenvolvedores de back-end, testadores e designers. Todos têm sua própria área de especialização. E, obviamente, eles têm melhor conhecimento sobre o assunto do que você. 

Aproveite essa baita oportunidade! Durante as conversas diárias sobre a curiosidades, que mencionamos antes, a equipe ficará muito feliz em compartilhar com vocês suas linguagens, estruturas, ferramentas favoritas, etc.

Mantenha o backlog claro e a equipe atualizada

Como GP, você não deve ter medo de sujar as mãos com um trabalho mais técnico. Todos nós sabemos que manter o backlog atualizado não é uma questão fácil.

No entanto, você deve tratá-lo como um mal necessário – todos os rótulos, estimativas ou descrições precisas simplesmente têm que estar lá. 

Caso contrário, todo mundo está louco: começando pelos stakeholders, terminando com os desenvolvedores.

Os desenvolvedores sabem e veem mais do que você pensa e estão construindo suas opiniões sobre você baseando-se principalmente nas questões cotidianas. 

Sorria, você está sendo filmado! rs

Então, da próxima vez que você estiver tendo problemas para concluir outra tarefa difícil, pense em toda a glória que vem de um backlog claro, compreensível e atualizado.

Proteja a equipe

Vamos ser honestos: os desenvolvedores não são o grupo mais sociável do planeta. É por isso que eles têm você, GP. 

Então, por exemplo, quando o cliente está zangado com a equipe, você deve “matar” a bola no peito e chamar a responsabilidade para resolver o problema.

Claro, aja razoavelmente e seja responsável. Se a falha estiver realmente do lado dos desenvolvedores, tente explicar ao cliente qual é a razão por trás disso e o que pode ser feito para evitar que essas situações aconteçam no futuro.

É melhor falar sobre algo nas próximas horas e esclarecer todos os mal-entendidos dentro da equipe do que sugerir ao cliente que ninguém sabe o que está acontecendo no projeto. 

Trabalhe com eles

Por último, mas não menos importante, você deve trabalhar com sua equipe sempre que puder. 

É um processo longo e os frutos do trabalho normalmente vêm com o tempo, mas vale a pena. E todos os fundamentos mencionados fazem com que os desenvolvedores vejam o quanto você é dedicado e proativo para ajudar a equipe.

Conclusão

Resumindo, o respeito entre os membros da equipe e sua dedicação são fundamentais para o forte relacionamento dentro da equipe. Agir de acordo com as dicas acima pode melhorar significativamente a cooperação e levar a melhores resultados. 

Confira nosso serviço PMO de Projetos de TI e deixe a RockApps auxiliar sua empresas e seu projeto a conquistar os melhores resultados.

Author

Guilherme