Desenvolvimento Startup

Seu software ou aplicativo lançado em semanas

O lançamento mais rápido, em semanas e não em meses, pode ser crucial. Seja para provar ou refutar a proposta de valor de um software ou aplicativo com antecedência, ou para manter a equipe motivada, mantendo baixos custos.

Como visto no post “O que todo empreendedor não técnico precisa saber”, o produto mínimo viável (MVP) é a versão de um novo produto que permite que uma equipe colete a quantidade máxima de aprendizado validado sobre clientes com o mínimo de esforço.

No entanto, é comum encontrarmos empreendedores que lutam para encontrar uma Proposta Única de Valor, também conhecida como Unique Value Proposition (UVP) que seja fácil de validar.

Essa dificuldade em encontrar a UVP fácil de validar resulta em:

  • Proposições de valor complexas;
  • Deslocamento do escopo (muitos recursos), também conhecido como Síndrome da pia da cozinha;
  • Muito esforço, tempo e investimento.

São por estes motivos que os projetos, em primeiro lugar, devem encontrar uma UVP extremamente simples de entender. Além disso, ele precisa ser valioso para o público-alvo. Isso ajuda a definir os recursos de maneira significativa, proporcional e viável em um curto período.

Acima de tudo, isso economiza muito dinheiro para os empreendedores. É uma péssima ideia simplesmente pedir a uma agência executar ideias que não são bem definidas ou são supercomplexas. É fundamental descobrir que UVP simples e fácil explicação. Lembrem-se: Se você não consegue explicar sua ideia em uma simples frase tem algo errado com o seu projeto.

Existe uma dica amplamente conhecida sobre MVP, que diz que o seguinte: KISS (Keep It Stupid Simple!).

Portanto, se você deseja desenvolver um aplicativo de média complexidade, ele pode custar milhares de reais e levar até 6 meses para ficar pronto. Para muitos empreendedores, isso é um processo muito caro e muito longo – resultando em um desânimo para continuar.

Por isso, aqui na RockApps , tivemos uma ideia de aumentar as chances de sucesso do seu software ou aplicativo. Não nos concentramos apenas na execução (desenvolvimento puro), mas também no processo de definição do produto. Isso garante que você valide rapidamente seus negócios com o público certo por meio de um MVP.

Abaixo contamos, de forma simplificada, o processo utilizado pela RockApps:

Etapa 1: O escopo

Esta é uma conversa para aprofundar o problema do cliente. Isso resulta em uma solução para extrair as principais prioridades do usuário (também conhecidas como histórias de usuário) que caberão no MVP. Em seguida, uma folha de especificações e uma Análise das partes interessadas / Histórias de usuários são criadas para o projeto.

Somente os recursos que são absolutamente fundamentais para provar que resolve o problema do cliente devem estar dentro do escopo inicial.

Etapa 2: Estudo do Produto

Execução das telas principais e seus fluxos de UX para fornecer wireframes de UX e modelos de UI.

Etapa 3: Desenvolvimento

Execução das fundações da arquitetura de software / estrutura da API. Execução do estilo HTML / CSS – Desenvolvimento de front-end e back-end.

Etapa 4: Entrega

Teste final com os stakeholders do software/aplicativo.

Etapa 5: Loops de lançamento e feedback

Após o lançamento do aplicativo, é necessária uma abordagem ágil para iteração rápida. Baseie isso no feedback do cliente – obtido por meio de rastreamento / métricas multidimensionais.

Para resumir, a RockApps acredita que o futuro do desenvolvimento de aplicativos não será apenas executar/desenvolver ideias. Ou seja, acreditamos que o futuro do desenvolvimento de aplicativos será muito mais centrado no produto.

Sem dúvida, focar no produto cedo ajuda a garantir que um aplicativo seja construído de uma maneira que seja significativo para seu público. Posteriormente, ele estará em condições de obter ótimas métricas e somente o necessário será incorporado ao MVP.

Essa abordagem significa um escopo menor, menor tempo de desenvolvimento e menor orçamento. É assim que sua inicialização pode ser iniciada em algumas semanas, não em vários meses.

Se você está pensando em construir um software e aplicativo e não pode assumir muitos riscos e custos, fale com a RockApps através de nossos canais.

Author

Guilherme

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *