Testes e Qualidade

Principais indicadores de qualidade de softwares?

Os indicadores de qualidade de teste demonstram a maturidade e a prontidão de produção do software. Além disso, é possível mensurar a produtividade de uma equipe de controle de qualidade, minimizando erros de software e contribuindo para lançamentos de software de alta qualidade.

Vamos contar um pouco para vocês alguns indicadores que os gerentes de projetos da RockApps utilizam em nossos projetos.

Cobertura de teste

Os indicadores de cobertura de teste mostra a porcentagem de requisitos de software cobertos por testes.

Quantidade de defeitos encontrados durante o teste de aceitação do usuário

Os defeitos encontrados durante o teste de aceitação do usuário refletem o nível de qualidade do software antes da produção.

Defeitos encontrados na produção

Os defeitos encontrados na produção impactam bastante na qualidade, pois impedem que os usuários utilizem todas as funções do software elaborado.

Indicadores de Tempo médio entre falhas

O tempo médio entre falhas geralmente é usado para prever falhas de software e avaliar o trabalho de uma equipe de suporte.

Indicadores de Tempo médio para recuperação

Sendo assim, o indicador de tempo médio para recuperação mostra quanto tempo a equipe de desenvolvimento gasta corrigindo problemas de software. O tempo de reparo cobre apenas um período de restauração ativo, testando e retornando à plena funcionalidade.

Número de casos de indisponibilidade

O indicador mensura quantas vezes por semana, mês ou ano um aplicativo falhou e ajuda a analisar a evolução da disponibilidade da solução.

Indicadores de Tempo de carregamento da página

O tempo de carregamento da página mostra a rapidez com que o conteúdo é carregado em uma página da web.

Número de vulnerabilidades encontradas por testes regulares de penetração

Essa métrica mostra o grau de exposição da solução a riscos de segurança. Logicamente, esses indicadores precisa ser o mais próximo de zero possível.

Satisfação dos usuários

A satisfação do usuário é medida através de pesquisas. Oferecer aos usuários a classificação de sua experiência ajuda a entender o que é bom no aplicativo e o que pode ser aprimorado na próxima versão.

Sendo assim, a qualidade do software é medida testando a qualidade, disponibilidade, segurança e feedback dos usuários. Nesse post, trouxemos apenas alguns exemplos de indicadores, mas com os avanços tecnológicos cada vez mais indicadores se tornam necessário.

No entanto, é necessário que a empresa faça uma análise crítica do grau de maturidade na gestão de projetos da organização para verificar quais indicadores são passíveis de monitoramento.

Lembre-se sempre da seguinte regra: Qualidade prevalece quantidade!

Conheça nosso serviço de testes e qualidade de software. 🙂

Author

Guilherme

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