Aqui na RockApps, a maioria dos projetos são gerenciados seguindo a metodologia Scrum. Nossa equipe curte muito todos os eventos, principalmente a Daily Scrum.

Confira nosso serviço PMO de Projetos de TI.

Normalmente, o Daily Scrum busca responder a três perguntas principais.

  • O que você fez ontem?
  • O que você vai fazer hoje? 
  • Você vê algum impedimento?

A discussão sobre os impedimentos são muito produtivos e agregam muito valor ao dia a dia.

Como vimos anteriormente, pelo menos essas três perguntas precisam ser respondidas. No entanto, qual o verdadeiro objetivo por trás dessas indagações? 

Geralmente, as equipes dos projetos (pelo menos aqui na RockApps) são compostas por programadores, engenheiros de QA (testadores), designers, DevOps e outras pessoas envolvidas em alcançar o objetivo da sprint

Conhecendo a equipe do projeto e o objetivo do sprint, é preciso responder a pergunta – quem é o responsável pela entrega final? Claro – toda a equipe de desenvolvimento. Todos os membros entregam a meta do sprint a tempo ou não. 

É por isso que é importante que toda a equipe seja capaz de definir em que ponto da implementação das tarefas específicas elas estão e a que distância estão do alcance do objetivo atual. Aqui na RockApps antes de iniciarmos uma sprint toda a equipe precisa analisar o backlog e preencher as estimativas de horas que levarão na atividade. Com esse preenchimento será possível estruturar a sprint da forma correta, respeitando os prazos e capacidade produtiva da equipe.

As respostas da Daily Scrum precisam ser mais detalhadas e mais focadas nas funcionalidades do projeto. Seja claro e conciso, mas forneça ao time todas as informações necessárias. 

Outro ponto importante que pode fazer parte da Daily Sprint é a troca de conhecimento e informação sobre o projeto. Infelizmente ninguém é capaz de participar de todas as atividades do projeto, mas ter conhecimento sobre o andamento de todas as atividades ajuda o time a se tornar mais coeso e unido, fatores que são fundamentais para o sucesso do projeto.

Scrum na RockApps

A Daily Scrum geralmente possui duração de 15 minutos, mas pode variar para mais ou para menos de acordo com a quantidade de pessoas no time ou de tarefas alocadas na sprint em questão. 

Aqui na RockApps a Daily Scrum faz parte do dia a dia da nossa equipe e auxilia bastante para o sucesso do projeto.

Você tem percebido a necessidade de aplicar a metodologia Scrum em seus projetos e não sabe por onde começar? Procure a RockApps. Nós podemos auxiliar você e a sua empresa na estruturação de metodologias de gerenciamento de projetos de TI.

Author

Guilherme

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *