Negócios

06 tendências tecnológicas de 2020

A tecnologia está evoluindo tão rapidamente que os líderes empresariais podem se sentir sobrecarregados na hora de decidir em quais soluções tecnológicas investir e quando.

Isso não vai mudar tão cedo, e aqui estão algumas das tendências tecnológicas que estarão presentes no dia a dia dos negócios em 2020.

A recuperação dos dados

À medida que os problemas de dados e privacidade avançam ainda mais, ele prediz o amadurecimento da tecnologia de privacidade pessoal, que oferece aos usuários melhor proteção de seus dados.

Também há pressão para que empresas e marcas tornem seus dados mais acessíveis, como é evidente no mundo da fintech.

Inovações de pagamento

Em 2020 espera-se que métodos alternativos de pagamento tenham um grande impacto nos negócios de todo mundo. A praticidade e segurança inerente aos métodos de pagamento online catalisam a sua disseminação em todos os setores.

Por outro lado, uma mudança de cartões para pagamentos diretos por conta pode economizar uma pequena fortuna para as empresas brasileiras, mas exige cuidado ao lidar com os novos tipos de fraude.

Reconhecimento facial

A tecnologia de reconhecimento facial vem à tona este ano, com um grande papel de aumentar a segurança de acesso a dispositivos e até mesmo lugares, como por exemplo, facilitar a entrada nas arquibancadas de um show ou estádio de futebol.

Hoje em dia, ainda há alguma resistência em usá-la, no entanto, investimentos substanciais e P&D estão ocorrendo neste espaço, e as coisas tendem a melhorar.

Conversa inteligente

É uma tecnologia com a qual estamos mais familiarizados. Nosso próprio smartphone reconhece e responde a solicitações para tocar sua faixa favorita e agora está sendo colocada em prática para responder a consultas complexas de dados comerciais.

As tendências tecnológicas de conversa inteligente trabalha para humanizar os dados, ajudando os usuários a terem insights em um contexto da vida real.

No limite

No espaço de análise, a computação em borda é a palavra da moda mais recente, definida como ‘a prática de processar dados perto da borda da sua rede, onde os dados estão sendo gerados, em vez de em um armazém centralizado de processamento de dados’.

Grandes quantidades de dados sendo processadas perto da fonte, não apenas reduzem o custo associado ao alto uso da largura de banda da Internet, mas também permitem que os aplicativos respondam quase instantaneamente, mesmo em locais remotos.

Confira nosso serviço de Consultoria de Software e obtenha os melhores tendências tecnológicas em seu projeto.

Conclusão

As empresas precisam ficar de olho nas possíveis inovações que essas novas tecnologias podem trazer e buscar aplicar em seus negócios, mas com o intuito de melhorar de fato seu negócio e não só parar estar utilizando uma nova tecnologia.

Dessa forma, utilizar uma nova tecnologia apenas para se posicionar como tendência do mercado é um dos maiores erros que um negócio pode cometer.

Portanto, grande parte das empresas brasileiras utilizam de forma errada seus dados e como resultado tomam decisões “no escuro” e apenas pelo instinto de seus gestores.

Atualmente, os dados são a ferramenta crítica para inspirar inovações, resolver problemas e aumentar a eficiência. À medida que avançam, as empresas devem considerar como podem criar uma cultura que traga dados escuros à luz. Não fazer isso pode resultar na “morte” de muitas organizações.

Author

Guilherme

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *