Business Intelligence

Prós e contras do Power BI – O lado brilhante e sem graça do pacote de visualização

Neste artigo, discutiremos os prós e contras do Power BI. O Power BI é uma ótima ferramenta para análise de dados e descoberta de informações importantes. Mas, vamos entrar em detalhes e aprender sobre as vantagens e desvantagens do Power BI, para que você possa ter alguma base para compará-lo com outras ferramentas.

Primeiro, vamos revisar rapidamente sobre o Power BI.

O que é o Power BI?

O Power BI é um conjunto de serviços de inteligência de negócios baseado em nuvem da Microsoft. É usado para converter dados brutos em informações significativas usando visualizações e tabelas intuitivas. É possível analisar dados e tomar importantes decisões de negócios com base neles. 

O Power BI possui uma coleção de ferramentas para visualização de dados e centenas de outros que podem ser baixados gratuitamente.

Podemos usar os conjuntos de dados importados no Power BI para visualização e análise de dados, criando relatórios, painéis e aplicativos compartilháveis.

 O Power BI é uma ferramenta amigável que oferece recursos impressionantes de arrastar e soltar e recursos de autoatendimento (Self service BI). Um usuário pode implantar o Power BI em plataformas locais e na nuvem.

Vantagens e desvantagens do Power BI

Vantagens

Acessibilidade

Uma grande vantagem do uso do Power BI para análise e visualização de dados é que ele é acessível e relativamente barato. A versão do Power BI Desktop é gratuita. Você pode fazer o download e começar a usá-lo para criar relatórios e painéis no seu computador. No entanto, se você deseja usar mais serviços do Power BI e publicar seus relatórios na nuvem, pode levar a solução de serviço do Power BI Cloud por US $ 9,99 por usuário por mês. Assim, o Power BI é oferecido a um preço justo em comparação com outras ferramentas de BI.

Visualizações Personalizadas

O Power BI oferece uma ampla variedade de visualizações personalizadas, ou seja, visualizações feitas por desenvolvedores para um uso específico. Além do conjunto geral de visualizações disponíveis, você pode usar visualizações personalizadas do Power BI em seus relatórios e painéis. A variedade de visualizações personalizadas inclui KPIs, mapas, tabelas, gráficos, visuais de script R, etc.

Integração Excel

No Power BI, você também tem a opção de carregar e exibir seus dados no Excel. Você pode selecionar / filtrar / cortar dados em um relatório ou painel do Power BI e colocá-los no Excel. Você pode abrir o Excel e visualizar os mesmos dados em forma de tabela em uma planilha do Excel. Em outras palavras, a capacidade de integração do Excel do Power BI ajuda os usuários a visualizar e trabalhar com os dados brutos por trás de uma visualização do Power BI.

Conectividade de Dados

Outra grande vantagem do uso do Power BI como sua ferramenta de análise de dados é que você pode importar dados de uma ampla variedade de fontes de dados. Oferece conectividade de dados a arquivos de dados (como XML, JSON ) , Microsoft Excel, bancos de dados SQL Server, fontes do Azure, fontes baseadas na nuvem, serviços online como Google Analytics, Facebook, etc. Além disso, o Power BI pode também acesse fontes de Big Data diretamente. Assim, você terá todos os tipos de fontes de dados para se conectar e obterá dados para análise e elaboração de relatórios.

Prompt Updates

O Power BI recebe atualizações da Microsoft todos os meses. A Microsoft criou uma comunidade de usuários onde os usuários podem fazer upload de sugestões e ajustes sobre o Power BI. As sugestões que recebem a maior classificação de outros usuários têm uma boa chance de serem incluídas na próxima atualização do Power BI. Um usuário do Power BI será notificado toda vez que surgir uma nova atualização, que poderá ser baixada facilmente. Devido ao sistema de atualização rápida e inclusiva, o Power BI pode incluir melhores funcionalidades desde seu lançamento.

Power BI incorporado

O Power BI Embedded é outro aspecto positivo do Power BI. Usando esta solução, um desenvolvedor de aplicativos pode incorporar ou incluir relatórios e recursos do Power BI em aplicativos baseados na Web ou outros. Ao usar isso, podemos adicionar recursos visuais e relatórios do Power BI a e-mails ou sites para aumentar seu alcance para os usuários.

Gateway pessoal

O Personal Gateway é uma ferramenta que você pode usar com o Power BI para autenticar fontes de dados no local e fora do firewall. Depois que essa ferramenta autentica uma fonte de dados no local, uma instância do Power BI hospedada na nuvem pode usar dados dessa fonte de dados.

Acessibilidade de dados

O Power BI oferece excelente acessibilidade às fontes de dados e aos conjuntos de dados que você cria ao criar relatórios. Todos os dados que você importa de fontes de dados e trabalha são armazenados em um local centralizado. Você pode acessar esses dados a qualquer momento, de qualquer lugar, de qualquer plataforma e quantas vezes quiser.

Visualizações interativas

A vantagem mais comentada do Power BI sobre qualquer outra ferramenta de visualização de dados são as visualizações atraentes, intuitivas e interativas. Podemos usar a funcionalidade fácil de arrastar e soltar do Power BI para adicionar visualizações diferentes em um relatório. Além disso, podemos interagir com a visualização aplicando filtros, fazendo seleções nela etc. É muito fácil criar e entender dados por meio de visualizações no Power BI.

Contras

Após as vantagens, é hora de esclarecer as desvantagens do Power BI.

Relacionamentos de tabela

O Power BI é bom em lidar com relacionamentos simples entre tabelas em um modelo de dados. Mas, se houver relacionamentos complexos entre tabelas, ou seja, se for necessário mais de um vínculo entre tabelas, o Power BI poderá não lidar bem com elas. Você precisa criar um modelo de dados com cuidado, tendo campos mais exclusivos, para que o Power BI não confunda os relacionamentos quando se trata de relacionamentos complexos.

Configuração de recursos visuais

Na maioria dos casos, talvez você não sinta a necessidade de configurar e otimizar visualizações no Power BI. Mas mesmo se você o fizer, o Power BI não oferece muitas opções para configurar suas visualizações conforme seus requisitos. Assim, os usuários têm opções limitadas para o que podem mudar no visual.

Interface de usuário lotada

A interface do usuário do Power BI é frequentemente encontrada cheia e volumosa pelos usuários. É no sentido de que existem muitos ícones de opções que bloqueiam a exibição do painel ou do relatório. A maioria dos usuários deseja que a interface do usuário ou a tela do relatório seja mais clara, com menos ícones e opções. Além disso, a criação de painéis de rolagem é um recurso nativo.

Fórmulas rígidas

Como sabemos, a linguagem de expressão usada para lidar com dados no Power BI é DAX. No entanto, você pode executar várias ações usando a fórmula DAX no Power BI , ainda não é o idioma mais fácil para trabalhar. Às vezes, as fórmulas que você cria funcionam bem no Power BI; outras, não. Você pode concatenar até dois elementos, mas concatenar mais de dois elementos precisa de instruções de aninhamento.

Lidando com grandes volumes de dados

O Power BI tem um limite de ingestão de dados por vez, aproximadamente 2 GB de dados. Se você deseja importar e usar dados de volumes ainda maiores, é necessário estender sua versão gratuita para uma versão paga do Power BI. Além disso, os usuários relataram que o Power BI leva um pouco mais do que o normal ou paralisa enquanto processa milhões de linhas e colunas de dados.

Complexo para entender e dominar

Normalmente, o Power BI é a ferramenta de BI mais fácil de usar, se você a estiver usando simplesmente para importar dados e criar relatórios. Mas o Power BI é um conjunto inteiro com muitas outras ferramentas inter-relacionadas. Quando o objetivo de seu uso é mais do que apenas criar relatórios no Power BI Desktop, você precisa aprender e dominar várias outras ferramentas, como Gateways, Servidor de Relatório do Power BI, Serviços de BI do Power, etc. Essa quantidade de outras ferramentas podem ser complexas e difíceis para alguns usuários.

Conclusão

Mesmo depois de passar por algumas das desvantagens gerais do Power BI, a RockApps tem certeza de que o Power BI é uma ótima ferramenta para visualização e análise de dados. Além disso, o Power BI está constantemente trabalhando para fazer melhorias nele, para que possamos esperar versões melhores por vir.

Se você deseja integrar suas aplicações existentes ao Power BI e conseguir tomar decisões mais assertivas ao seu negócio, a RockApps pode te ajudar nesse processo.

Já se sua empresa não possui um dashboard para apoiar nas decisões estratégicas do negócio, a RockApps pode estruturar uma solução do zero e totalmente adaptada ao nível de maturidade da sua empresa.

Além disso, realizamos diversos cursos na modalidade in company para capacitar os colaboradores no uso dessa ferramenta incrível e cada vez mais presente no dia a dia das empresas brasileiras.

Também implementamos soluções técnicas em Power BI e outras ferramentas. Conheça nossos serviços de BI.

Author

Guilherme

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *